Roteiro dos Bandeirantes
Catedral da Sé





História
Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP, 01001-000.
[1] Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, é a catedral da Arquidiocese de São Paulo, Brasil. Localiza-se na Praça da Sé, na Zona Central do município de São Paulo.
Desde 2007 o Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese é o cardeal Odilo Pedro Scherer. A sua construção, em estilo neogótico, começou em 1913 e terminou cerca de 40 anos depois. A construção estava pronta para o 400º aniversário de fundação da cidade. Os restos mortais do cacique Tibiriçá e dos padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da catedral.
Apesar de ter uma cúpula de estilo renascentista, a Catedral Metropolitana de São Paulo é considerada como o quarto maior templo neogótico do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591.
[2] Construído e instalado no ano de 1591, o primeiro projeto da Catedral da Sé foi feito em taipa de pilão, sistema rudimentar de construção de paredes e muros que consiste em comprimir a terra em formas de madeira no formato de uma grande caixa, onde o material a ser socado é disposto em camadas. O local escolhido para a “Velha Sé”, como a igreja era chamada, foi definido pelo cacique Tibiriçá, primeiro índio a ser catequizado pelo padre José de Anchieta.
No ano de 1745, a chamada “Velha Sé” teve sua categoria elevada à catedral. Desta forma, tem início naquele ano um projeto de edificação da segunda matriz da Sé, que seria feita no mesmo local da anterior. Porém, foi somente no ano de 1913 que foi iniciada a construção da Catedral da Sé como é conhecida atualmente. Elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica, a catedral teve sua inauguração no dia 25 de janeiro de 1954, nas comemorações do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo, sem ainda possuir suas duas torres principais.
A importância política e histórica da Catedral da Sé pode ser observada em diversos momentos. Mesmo na época da ditadura militar (1964-1984), o arcebispo D. Agnelo Rossi assume sua posição a dá início a uma fase religiosa onde a teologia da libertação, baseada na opção preferencial pelos pobres, contra a pobreza, e pela sua libertação, fato que contrariava os interesses políticos vigentes na época. Outra figura importante na história da Catedral da Sé foi o arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, frade franciscano, sacerdote católico que se dedicou no combate à ditadura militar. O arcebispo denunciava torturas, crimes e cedia o espaço do templo para manifestos pelos desaparecidos políticos e pela anistia internacional.
Citação
Segundo Frehse (1991, p. 124) [3], “Especificamente por ser tão carregada de significados culturais é que a praça se perpetua nos cartões postais da cidade, veiculados a partir da última década do século XIX. O Largo é um só; os ângulos enquadrados, as cenas focalizadas variam de acordo com os valores en vogue nos mais diferentes momentos históricos. Eis o que vale descobrir: quais os significados que se escondem por sob as cenas do Largo/Praça retratados nos cartões nos diferentes momentos Históricos e que fornecem ao observador o jogo de olhares pelos quais o paulistano das primeiras décadas deste século estabelece sua identidade com a Paulicéia”.
Segundo Eduardo (2014, p. 13) [4], “Destaca-se o papel simbólico do edifício enquanto representativo da São Paulo multicultural com seus elementos indígenas e caboclos, assim como, da contribuição dos diversos imigrantes, especialmente italianos. O edifício reflete ao mesmo tempo o arcabouço cultural europeu presente na mentalidade dominante no meio eclesiástico paulistano na primeira metade do século XX, mas com notável valorização da cultura local e das diversas influências artísticas transparentes no estilo eclético da arquitetura da Catedral de Sé”.
De acordo Gomes (2016, p. 54) [5], “O governo brasileiro levou bastante a sério as comemorações do I Centenário da Independência. Esse era o momento de mostrar o país para o mundo e demarcar seu espaço no cenário internacional. Não era apenas uma questão para o outro, mas para si mesmo, o Brasil tentava afirmar-se “ad intra”,construir uma imagem para si, de forjar uma identidade nacional, questão já bastante debatida na historiografia nacional”.
Analogamente, segundo Gomes (2016, p. 58), “A elite eclesiástica brasileira marcou presença de todas as formas possíveis no centenário da independência. Nos eventos oficiais, a embaixada marcava presença como enviados do Papa. Mas, havia também os eventos religiosos, oficiados por essa mesma elite eclesiástica.Nos eventos organizados pela igreja, políticos e homens da elite política e econômica também marcavam presença. Afinal, de certa forma, como a religião da maioria dos brasileiros e, com a grande multidão que os representantes do Vaticano conseguiram atrair, não seria inteligente ignorar os eventos religiosos”.
Referências
[1] CATEDRAL Metropolitana de São Paulo. 2 abr. 2022. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_S%C3%A3o_Paulo. Acesso em: 29 ago. 2022.
[2] CATEDRAL da Sé. 2014. Disponível em: https://www.infoescola.com/sao-paulo/catedral-da-se/. Acesso em: 29 ago.
2022.
[3] FREHSE, F. Entre Largo e Praça, Matriz e Catedral: a Sé dos cartões postais paulistanos. Cadernos de Campo (São
Paulo – 1991), [S. l.], v. 5, n. 5-6, p. 117-156, 1996. DOI: 10.11606/issn.2316-9133.v5i5-6p117-156. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/52357/56365. Acesso em: 29 ago. 2022.
[4] DOS SANTOS, Marcos Eduardo Melo. A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl (1891-1916):
História, arte e ecletismo na arquitetura sacra paulistana. REVELETEO-Revista Eletrônica Espaço Teológico, v. 8, n. 13, p.
4-15, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/reveleteo/article/view/19718/14600. Acesso em: 29 ago. 2022.
[5] DA SILVA GOMES, Edgar. MONUMENTOS DE UMA ARQUITETURA POLÍTICA: A CATEDRAL DA SÉ DE SÃO PAULO E O
CRISTO REDENTOR NO RIO. Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade, n. 17, p. 46-68, 2016. Disponível em:
https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/33825/23312. Acesso em: 29 ago 2022.
Materiais complementares
Vídeo: Tour Virtual na Catedral da Sé.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s-xybuqYLbw
Vídeo: Histórias e Curiosidades da Catedral da Sé de São Paulo.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qOjhO2OMnSs
Vídeo: Tebas, O Escravo – samba-enredo de Geraldo Filme.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r0oSLzncRew&t=1s
Reportagem: “ A Igreja mais famosa de São Paulo: A Catedral da Sé”.
Disponível em: https://www.saopauloinfoco.com.br/igreja-mais-famosa-catedral-se/
Reportagem: “Catedral da Sé: conheça as características dessa obra histórica”.
Disponível em :https://archtrends.com/blog/catedral-da-se/
Reportagem: “Catedral da Sé – Estilo Neogótico no Coração de São Paulo”.
Disponível em: https://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/catedral-da-se-estilo-neogotico-no-coracao-de-sao-paulo
Reportagem: “O que tem na Cripta da Catedral da Sé SP: Segredo Revelado”.
Disponível em: https://documentodeviagem.com/catedral-da-se-e-sua-capela-subterranea/
Roteiro recomendado
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