Roteiro da independência

Parque da Independência

História

Av. Nazaré, s/n – Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-200.

[1] O Museu do Ipiranga está localizado na zona sul de São Paulo, já nas proximidades da divisa com a zona Leste, as duas maiores e mais povoadas da cidade. O entorno da instituição tem um padrão social bastante complexo, abrigando desde bairros de classe média baixa e média oriundas de seu passado fabril, até novos condomínios de classe média alta erguidos em terrenos de fábricas desativadas, além de acolher a maior ocupação da cidade, Heliópolis, com mais de 100 mil habitantes. Os diferentes setores sociais que ocuparam esse entorno deixaram muitas marcas hoje consideradas patrimônio cultural preservado pelo poder público. O maior deles é o Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga, o horto botânico, o jardim “francês”, a Casa do Grito e o Monumento à Independência, conjunto tombado pelo Iphan, Condephaat e Conpresp.


[2] O Parque da Independência, inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro devido ao Grito da Independência do país, ali proclamado por D. Pedro I. Surgiu da preocupação em unir a região do Ipiranga enquanto um espaço de memória nacional e patriotismo, além de ser uma forma de preservação e demarcação do espaço e uma forma também de tornar comum uma memória coletiva. A área, de 161.300 metros quadrados,abriga o Museu do Ipiranga, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, além de um denso bosque e um grande trabalho de paisagismo no caminho entre o Monumento e o Museu.Também há os jardins franceses que foram recentemente criados.

Citação

[3] (pág. 93) O Parque da Independência agrega de uma forma ampla o sentimento de construção da nação e de identidade paulistana, pois se insere na mentalidade como um local onde ocorreu um fato e grande relevância histórica, como também, local de sociabilidade urbana, por ser ao mesmo tempo ponto turístico, entretenimento e encontro de diferentes grupos sociais das mais diversas faixas etárias. Neste sentido, o Parque da Independência tem diferentes significados junto à população, desde o culto como panteão dos valores e da identidade nacional, lazer familiar, ponto de encontro entre jovens de diferentes tribos e o seu uso para outros fins.


[4] O Horto Botânico do Museu Paulista, localiza-se na parte posterior do mesmo. Pouco tempo depois da fundação do Museu Paulista (1894), seu primeiro diretor, o zoólogo alemão Hermann Friedrich Albrecht von Ihering (gestão de 1894 a 1916), teve a intenção de criar uma Seção Botânica e um Horto Botânico aliado ao Museu, uma vez que queria assemelhá-lo a um Museu de Ciências Naturais, tal qual os congêneres europeus (LOPES, 2009). A ideia era que o Museu e o Horto se complementam. Enquanto no Museu predominaria a “sistemática”, com a exposição das exsicatas das plantas do Herbário da Seção Botânica; o Horto deveria “mostrar ao visitante a beleza do reino vegetal em plena liberdade da natureza”(LUEDERWALDT, 1918, p.288).

Referências

[1] Descritivo retirado do site: http://museudoipiranga2022.org.br/mapa-site/parque-independencia/

[2] Descritivo retirado do site: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_da_Independ%C3%AAncia

[3] HESSEL, Rodolfo Jacob. Altares de Pedra e Bronze: a construção monumental nos parques da Independência e do
Ibirapuera. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo: 2019.
Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/bitstream/handle/22741/2/Rodolfo%20Jacob%20Hessel.pdf

[4] GOES, Rafaella Neves. O Horto do Museu Paulista (1898 a 1928). Dissertação de Mestrado, Bauru: 2022.
Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/217897/goes_rn_me_bauru.pdf?
sequence=3&isAllowed=y

Materiais complementares

Ecos do Ipiranga Ep. 6
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YrgSTVI6LOg&list=PLowCpKBDg1RMHdD_lJoyMgKq52ZHofmE9&index=2

Roteiro recomendado

Este ponto turistico faz parte de um roteiro planejado, para conhecer outros pontos relacionados, utilize o mapa abaixo.