EDIFÍCIO DA COMPANHIA

ANTARCTICA

História

A história da Companhia Antarctica se iniciou em 1888, a empresa foi fundada oficialmente em 1891 e tinha como foco a produção de bebidas e refrigerantes. A princípio, tinha apenas uma fábrica no bairro da Água Branca. Em 1904, após adquirir a cervejaria Bavaria, a Companhia passou a ter um complexo fabril no bairro da Mooca, que passou a ser sede dos empreendimentos até o fim do século XX.

O bairro da Mooca, na Zona Leste da cidade de São Paulo, foi extremamente influenciado pela industrialização no fim do século XIX e durante o século XX. A região abrigou muitas empresas além da Companhia Antarctica, principalmente por conta da sua localização, próxima a grandes rodovias e linhas ferroviárias, o que facilitava na logística dos processos fabris.

O complexo fabril da Companhia Antarctica continha a fábrica de cerveja, refrigerantes e licores, além de setores administrativos. Em 1999, com a fusão da Antarctica e da Brahma para a formação da AmBev (Companhia de Bebidas das Américas), começou um processo de desativação de antigos complexos das empresas por todo o país, incluindo o da Mooca. Posteriormente, o complexo foi tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), mas não se encontra em bom estado de conservação e não recebe a manutenção adequada, estando exposto ao vandalismo e intempéries.

“Considerando o patrimônio industrial como vestígio das transformações geradas pela industrialização, que além de reunirem importantes valores históricos, sociais, tecnológicos e arquitetônicos, são testemunhos das técnicas construtivas tradicionais e dos processos produtivos dos primórdios da industrialização paulista”

A fábrica através dos anos

A mudança da fábrica desde sua criação em 1904 até seu posterior fechamento em 1999, que mostra a sua dimensão no contexto da industrialização no bairro da Mooca.

Localização e como chegar

A antiga fábrica da Companhia Antárctica fica no endereço: Avenida Presidente Wilson, 251, Mooca, São Paulo

Sendo próxima da estação Mooca da linha 7-Rubi da CPTM, com uma caminhada de menos de 5 minutos para chegar até o local. Além disso, também fica próximo ao Clube Juventus, que também é parte do nosso roteiro.

Infelizmente não é possível adentrar nem realizar nenhuma atividade nos prédios, que estão desativados. Portanto, ao visitar, você verá apenas o lado externo do mesmo. Pelo mesmo motivo, não existe nenhuma cobrança de entrada ou horário de funcionamento no local.

O que fazer perto da Antiga Fábrica

Para completar a experiência de visitar a Mooca, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região.

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Joaquim Portucale Bistrô Português: Rua Conselheiro João Alfredo, 349

Don Carlini Ristorante: Rua Dona Ana Neri, 265

Philcas Food: Rua Dona Ana Neri, 359

Neri: Rua Dona Ana Neri, 305

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

A história da Fábrica Antárctica Paulista: https://saopauloantiga.com.br/antarctica-paulista/

ANTÁRTICA | LOCAL ONDE SURGIU O GUARANÁ ANTÁRTICA HOJE ESTÁ…:  https://www.youtube.com/watch?v=czeaJktOx1g

Referências

SALGADO, I. .; SOUSA, D. . A Companhia Antarctica Paulista em São Paulo: memória e patrimônio edificado. arq.urb, [S. l.], n. 19, p. 51–63, 2019. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/151. Acesso em: 7 mai. 2023.