CORPORAÇÃO MUSICAL

OPERÁRIA DA LAPA

História

A Lapa é um bairro que foi influenciado profundamente pela industrialização e pela imigração italiana, com marcas desses processos pela história e a cultura do local. Assim, em meio a manifestações culturais e sociais dos operários que trabalhavam e viviam na região, surgiu no fim do século XIX, em 1881, a Corporação Musical Operária da Lapa. A banda teve e tem até os dias atuais um papel muito grande na união, na inclusão e no pertencimento dos atuais trabalhadores e ex-proletários. Atualmente, funciona com o voluntariado de trabalhadores que se interessam pela música de várias partes da cidade de São Paulo. 

“A data oficial de fundação da Corporação é 1914, mas sua origem remonta a 1881. Nos primeiros anos do século XX ela teve a denominação de Banda XV de Novembro, como que a afirmar sua posição pró-republicana. Mas também já se chamou “Lira da Lapa” e “Banda Sete de Setembro”, além de “Banda dos Ferroviários”

Corporação ao longo dos anos

A transformação da Corporação ao longo dos anos, desde sua origem em 1881, sendo influenciada e moldando a história da Lapa e do movimento operário da região.

Localização e como chegar

A corporação musical operária da Lapa fica localizada no endereço: 

Rua Joaquim Machado, 99 – Lapa, São Paulo 

O local fica próximo a estação da Lapa, assim como do terminal rodoviário de ônibus de mesmo nome, sendo a cerca de 5 minutos a pé da Corporação. 

Ao redor, no bairro, há também pontos de ônibus com mais opções de transporte, como na Rua Guaicurus e na Rua Roma.

Ao visitar o local, você poderá acompanhar ensaios abertos da banda, que variam de dia.

Onde comer perto da Corporação

Para completar a experiência de visitar a Lapa, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Restaurante do Norte Serra & Sertão:  Rua Trajano, 153

Estrela de Roma Restaurante: Rua Catão, 203

La Luna Restaurante: Rua Nossa Senhora da Lapa, 508

Restaurante Cantinho da Comida Caseira: Rua Clélia, 2049

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

Programa Rádio Metrópolis – entrevista com Livio Tragtenberg (diretor musical):

http://culturafm.cmais.com.br/radiometropolis/criada-na-epoca-do-imperio-corporacao-musical-operaria-da-lapa-seapresenta-em-sao-paulo

Apresentação – Queremos Deus: Corporação Musical Operária da Lapa: https://www.youtube.com/watch?v=njgPZPZlJkk

Referências

SILVA,  Juliana  Soares  da  Costa. Práticas  musicais,  comunidade,  localidade  e  velhice:  um  estudo  etnográfico  sobre  a  corporação musical  operária  da  Lapa. 2018.  (142  p.).  Dissertação  (mestrado)  – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

E SILVA, Leonardo Mello. Lugares de Memória dos Trabalhadores #32: Corporação Musical Operária da Lapa, São Paulo (SP). Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho. 2020. Disponível em: <https://lehmt.org/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-32-corporacao-musical-operaria-da-lapa-sao-paulo-sp-leonardo-mello-e-silva/>