FÁBRICA DE TECIDOS

LABOR

História

O bairro da Mooca, foi fortemente influenciado pelo processo de industrialização, pela sua proximidade com as ferrovias. Desse modo, a região foi ocupada por muitas fábricas, principalmente de tecidos. Nesse contexto de surgimento de múltiplas tecelagens, a antiga fábrica de tecidos Labor começou suas operações em 1910, sendo um símbolo da industrialização na cidade e do impacto deste processo na história de São Paulo.

A fábrica foi fundada pela firma Assumpção, Toledo & Companhia, em parceria com Giovanni Crespi, irmão do empresário Rodrigo Crespi, criador do Cotonifício Crespi. Ao longo das décadas, a ocupação industrial em São Paulo teve uma drástica redução, com muitas empresas indo para o interior, nesse cenário, a fábrica de tecidos Labor manteve o funcionamento até 1987, quando fechou. 

Desde então, os prédios industriais assim como o casarão que também fazia parte do complexo foram tombados pelo CONDEPHAAT. Contudo, as construções não estão conservadas e não apresentam nenhum uso atualmente.

“O conjunto remanescente dessa antiga tecelagem resiste aos processos de remodelação de um antigo reduto fabril paulista, sendo também representativo pelas dinâmicas urbanas atuais.”

A fábrica através dos anos

A mudança da fábrica desde sua criação em 1910 até seu posterior fechamento em 1987 e posterior abandono.

Localização e como chegar

A antiga fábrica também fica localizada no bairro da Mooca, na Rua da Mooca, 814. Não é possível entrar nos edifícios, contudo é possível ver o complexo pela rua.

A antiga fábrica fica próxima da estação do Brás, com acesso a linha 3-vermelha, 11-coral e 12-safira, a cerca de 15 minutos de caminhada do local.

A empresa desativada também fica próxima da Avenida Alcântara Machado, pela qual passam diversos ônibus para as regiões nordeste, sudeste e leste.

Onde comer perto da Antiga Fábrica

Para completar a experiência de visitar a Mooca, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Joaquim Portucale Bistrô Português: Rua Conselheiro João Alfredo, 349

Don Carlini Ristorante: Rua Dona Ana Neri, 265

Philcas Food: Rua Dona Ana Neri, 359 

Neri: Rua Dona Ana Neri, 305

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

Referências

GONÇALVES, F. M. RUIZ, M. M. Fábrica de tecidos labor: revitalização e restauro. Disponível em: https://tfg2006-2014.fau.usp.br/tr/141/a053.html . Acesso em; 20 jun. 2023

LEAL NEVES, D. R. . Tecendo a história de São Paulo: tecelagens como patrimônio cultural. arq.urb, [S. l.], n. 26, p. 61–79, 2019. DOI: 10.37916/arq.urb.vi26.27. Disponível em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/article/view/27. Acesso em: 20 jun. 2023.