Roteiro dos bandeirantes

Igreja da ordem terceira de São Francisco

História

R. São Francisco, 173 – Sé, São Paulo – SP, 01005-010.

[1] “A história dessa igreja começa entre 1642 e 1647, quando os frades franciscanos construíram um convento na área atualmente conhecida como Largo de São Francisco. A Ordem Terceira de São Francisco (de irmãos leigos), por sua vez, já existia em São Paulo desde 1641, e os confrades logo promoveram a construção de uma capela própria, anexa à igreja conventual. Essa primeira capela foi terminada em 1736.

Em 1783, os frades do convento doaram aos terceiros o terreno que circundava a capela da Ordem Terceira, que foi ampliada, passando a ser uma igreja independente. Na nova configuração, a antiga capela continuou existindo, mas na forma de transepto, sendo atravessada por uma nova e ampla nave que constituiu uma igreja nova, com entrada independente, e que ficou pronta em 1787. Parte da planta da nova igreja é atribuída a Frei Galvão, que talvez tenha colaborado para que houvesse uma composição octogonal da nave entre os altares.

A Ordem Terceira de São Francisco era então extremamente representativa, pois dela faziam parte vários personagens ilustres da época. Dentre estes, destacam-se o padre Diogo Feijó, o Brigadeiro Luís Antônio, Antônio da Silva Prado (Barão de Iguape), e o militar Rafael Tobias de Aguiar, patrono da ROTA – este último encontra-se sepultado nesta igreja.

A igreja da Ordem Terceira também é conhecida pelo nome de “Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco” O Convento de São Francisco foi uma instituição religiosa instalada na vila de São Paulo no Brasil colonial. No século XIX o convento foi convertido em Faculdade de Direito, mas a Igreja São Francisco ainda existe. Adossada a esta localiza-se a Igreja de São Francisco das Chagas, levantada pela Ordem Terceira de São Francisco.O conjunto formado pela Faculdade de Direito e as duas igrejas franciscanas tem grande valor histórico e localiza-se no Largo de São Francisco, no Centro Histórico de São Paulo”

Citação

De acordo com Mello (2011, p. 317) [2], “As celebrações realizadas no interior das igrejas das ordens terceiras franciscanas do império português possuíam algumas similaridades, destacando-se o cuidado na organização e na execução de distintos elementos artísticos e cênicos para a composição da festa. O zelo dispensado na elaboração das cerimônias executadas nas igrejas devia-se, entre outros motivos, à presença de pessoas não pertencentes ao conjunto de associados às ordens terceiras durante essas celebrações. Infelizmente, as fontes não permitem avançar com a caracterização de todos participantes, não vinculados às ordens, nessas celebrações. Contudo, muito provavelmente, os habitantes das paróquias, onde estavam instaladas as ordens terceiras, deveriam participar frequentemente das celebrações executadas pelos irmãos terceiros, visto essas divisões eclesiásticas desempenharem um papel preponderante no cotidiano das populações da época, tendo uma vital importância como reguladoras da participação dos fiéis nas cerimônias religiosas, na administração dos sacramentos e no estabelecimento de normas de convivência.

Referências

[1] IGREJA da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, 7 jul. 2015. Disponível em:
https://sanctuaria.art/2015/07/07/igreja-da-ordem-terceira-de-sao-francisco-da-penitencia-sao-paulo-sp/. Acesso em: 29
ago. 2022.


[2] DE MELLO MORAES, Juliana. As celebrações nas igrejas da ordem terceira de São Francisco: festas e cultura entre os
seculares franciscanos no Império português, século XVIII (The celebrations in the churches of the Third Ord. of St.
Francis. HORIZONTE-Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, p. 306-320, 2011. Disponível em:
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2011v9n21p306/2449. Acesso em: 29 ago. 2022.

[3] DE MELLO MORAES, Juliana. Os livros da Ordem Terceira de São Francisco entre Portugal e a América portuguesa nos
séculos XVII e XVIII. História, Histórias, v. 2, n. 4, p. 61-76, 2014.
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/10809/9494 Acesso: 29 ago 2022.

Materiais complementares

Vídeo: Visita Guiada à Igreja da ORDEM Terceira de São Francisco.
Disponível em: https://www.facebook.com/ofsdaschagas/videos/visita-guiada-%C3%A1-igreja-da-ordem-terceira-des%C3%A3o-francisco-na-jornada-do-patrim%C3%B4n/667565010600230/


Vídeo: Igreja da Ordem terceira de São Francisco passa por obras de restauração.
Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2328411/

Vídeo: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco.
Disponível em: Link: https://www.youtube.com/watch?v=0ap6ltX4StE

Vídeo: Igreja da Ordem Terceira de São Francisco reabre com Investimento do Governo de São Paulo.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Pc3j7KKjEVA

Roteiro recomendado

Este ponto turistico faz parte de um roteiro planejado, para conhecer outros pontos relacionados, utilize o mapa abaixo.