Roteiro dos bandeirantes

Igreja da ordem terceira do Carmo

História

Av. Rangel Pestana, 230 – Sé, São Paulo – SP, 01017-000.


[1] A Igreja da Ordem Terceira do Carmo, também chamada de Capela da Venerável Ordem Terceira do Carmo, ou ainda Capela dos Terceiros do Carmo, localiza-se no centro da cidade de São Paulo, no Brasil. Foi fundada na segunda metade do século XVII por um grupo de leigos, a maioria bandeirantes, como uma capela contígua à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, inaugurada em 1592 e demolida em 1928.

A edificação atual foi erguida em taipa de pilão, entre 1747 e 1758. Entre 1772 e 1802, foi ampliada e ganhou um novo frontispício, executado por Joaquim Pinto de Oliveira, o “mulato Tebas”, escravo do mestre-de-obras Bento de Oliveira Lima, responsável por outras obras da arquitetura religiosa da São Paulo colonial. Em 1929, o templo passou por uma ampla reforma, sendo parcialmente reconstruído.


A Igreja do Carmo abriga um representativo conjunto da arte colonial paulista, destacando-se as pinturas dos tetos da capela-mor e do coro, de autoria do mestre ituano Frei Jesuíno do Monte Carmelo,[1] além do altar rococó do século XVIII e painéis do demolido Recolhimento de Santa Teresa.[2] É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo órgão congênere do município (CONPRESP)

Citação

Segundo Arroyo (1966, p.59) [2] “Templo ilustre e antigo, ligado à história de São Paulo desde os seus primeiros anos de vila, desde 1592. Porque os carmelitas, segundo frei Gaspar, foram a quarta ordem a estabelecer-se no Brasil, depois dos jesuítas, beneditinos e capuchos. Neste ano, exatamente chegará a São Paulo frei Antônio de São Paulo Pinheiro. “O crescimento do povoado de Piratininga, escreve Machado de Oliveira, e esse estado de obediência moderada em que pelos jesuítas foram postos os índios inspiraram nos carmelitas de Santos o pensamento de fundar um convento da sua ordem na povoação que começava em Cima da Serra.”


Semelhantemente segundo Arroyo (1966, p. 71) “Em 1928 começou a nova fase da igreja de Nossa Senhora do Carmo. Fase exigida pelo rápido progresso da cidade cuja população começava a crescer de maneira admirável. O governo do Estado, por interesse público, desapropriou-a, pagando à Ordem dos Carmelitas a importância de 4.500 contos. Bom dinheiro para a época que não se ressentia dos reflexos da política financeira inflacionária. No dia 25 de abril daquele mesmo ano foi ali, no velho templo, celebrada por frei Canísio Muldermann, prior do convento, o último ofício religioso – uma missa solene, com a presença de um incontável número de fiéis que não quiseram perder aquele ofício raro, dentro de uma igreja prestes a cair, depois de mais de três séculos de tradição. À tarde, processionalmente, foi a imagem da Virgem transportada para a rua Martiniano de Carvalho, onde havia sido construída uma pequena capela provisória para recebê-la nos terrenos do templo que lá está hoje. A imagem é muito antiga e se conserva até hoje. A igreja atual, enorme e bonita, foi inaugurada no dia 1º de abril de 1934. Muito bonito é o templo. O altar-mor é o mesmo do primitivo templo, assim como as seis capelas laterais, com retábulos dourados a ouro, os mesmos do velho templo. No altar-mor cercando a Virgem que data pelo menos de 1766 encontram-se o profeta Elias e seu amado discípulo, o profeta Eliseu”.

Referências

[1] ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Igreja Nossa Senhora do Carmo. ArquiSP, [20–]. Disponível em: https://arquisp.org.br/regiaose/paroquias/mosteiros-igrejas-historicas-oratorios-da-regiao-se/igreja-nossa-senhora-do-carmo. Acesso em: 26 mar. 2023.


[2] ARROYO, Leonardo. Igrejas de São Paulo: introdução ao estudo dos templos mais característicos de São Paulo, nas
suas relações com a crônica da cidade. Brasiliana, 1966.
Disponível em: https://bdor.sibi.ufrj.br/bitstream/doc/379/1/331%20PDF%20-%20OCR%20-%20RED.pdf. Acesso em: 29 ago.
2022.

Materiais complementares

Site oficial: Igreja da Ordem terceira do Carmo
Disponível em: https://www.ordemterceira.com.br/

 

Canal do Youtube: “Venerável Ordem Terceira do Carmo – São Paulo”.
Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCPLJsazQwbCe5JmBM4D-29g

 

Reportagem: “A demolição da Igreja e do Convento do Carmo”.
Disponível em: https://saopauloantiga.com.br/a-demolicao-da-igreja-e-do-convento-do-carmo/

Roteiro recomendado

Este ponto turistico faz parte de um roteiro planejado, para conhecer outros pontos relacionados, utilize o mapa abaixo.