MOINHO

MINETTI E GAMBA

História

Localizado no bairro da Mooca, o Moinho foi inaugurado em 1909, mas ao longo do tempo foi tendo mais partes sendo construídas e incorporadas ao projeto original. Inicialmente era propriedade da família Gamba, que se juntou ao grupo Minetti em 1934, que também passou a ser proprietário do moinho.

A produção do local era tão intensa que a São Paulo Railway, uma linha de trem, saia diretamente do Moinho escoando os bens e facilitando a chegada de matéria-prima para o funcionamento da indústria. 

Parte remanescente da história da indústria que moldou a história da cidade de São Paulo e sua evolução para uma metrópole. A construção do Moinho também foi fortemente influenciada pela imigração, visto que o fundador Egydio Pinotti Gamba tinha origem italiana.

O local serviu como um moinho para a produção de farinha de trigo até a década de 60, quando foi desativado. Por anos o espaço foi mantido abandonado e sem a devida manutenção. Nas últimas décadas, teve sua função alterada e foi um local para eventos até 2013. Porém, atualmente está desmantelado e suscetível a vandalismos pela falta de atenção.

“O antigo Grandes Moinho Minetti e Gamba se configura como um complexo industrial que tem presença marcante na paisagem urbana do Bairro da Mooca, área historicamente ligada ao período inicial de industrialização de São Paulo. “

Moinho Minetti e Gamba através dos anos

O moinho desde a época de funcionamento, até os dias atuais em que está desocupado e sem uso.

Localização e como chegar

O Moinho fica localizado no bairro da Mooca, que abrigou um grande número de indústrias ao longo do século XX por conta da proximidade com a linha férrea. Nesse caso não é diferente, o Moinho Minetti e Gamba fica próximo do transporte ferroviário, na Rua Borges de Figueiredo, nº300. O local fica ao lado da estação Mooca, da CPTM, com acesso a linha 7-Rubi, sendo cerca de 3 minutos de caminhada. Não é possível entrar no local ou fazer uma visita, porém é possível observar a construção da rua.

O que tem perto do Moinho

Para completar a experiência de visitar a Mooca, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região.

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Sí Señor: Rua Borges de Figueiredo, 90

Cadillac BBQ: Rua Borges de Figueiredo, 60

Di Cunto: Rua Borges de Figueiredo, 61/103

Restaurante Rua da Mooca: Rua da Mooca, 2038

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

Série Avenida Paulista: Gamba, Moinho e Nações Unidas. O que os une?: https://spcity.com.br/serie-avenida-paulista-gamba-moinho-nacoes-unidas-os-une/

Conjunto dos grandes moinhos Minetti e Gamba – CONDEPHAAT: 
http://condephaat.sp.gov.br/benstombados/conjunto-dos-grandes-moinhos-minetti-gamba/

Referências

KÜHL, Beatriz Mugayar. SIQUEIRA, Julia Caio. Grandes Moinhos Gamba: Projeto de conservação e intervenção. São Paulo, 2011. Disponível em <http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/VI_coloquio_t1_grandes_moinhos_gamba.pdf>