MUSEU DO

IPIRANGA

História

Também conhecido como Museu Paulista, o Museu do Ipiranga começou a ser construído no final do século XIX, ainda durante o regime monárquico, para celebrar a independência. Contudo, só foi finalizado já no período republicano e passou a ser um Museu Natural, que abrigava parte do acervo que foi encaminhado para o Museu de Arqueologia e Etmologia e o Museu de Zoologia.

Ele é um dos museus administrados pela Universidade de São Paulo, juntamente com outros como o Museu de Zoologia, o Museu de Arqueologia e Etmologia e o Museu de Arte Contemporânea. O Museu do Ipiranga foi reinaugurado em 2022, celebrando a data do bicentenário da independência após anos em obras para sua restauração e conservação.

O museu tem como proposta fazer coleções que explorem o cotidiano da sociedade e não só uma história elitista concentrada nos objetos dos mais ricos. Assim, uma das exposições fixas do Museu é a do Mundos do Trabalho, que retrata o labor tanto no campo quanto na cidade através de ferramentas e obras produzidas e utilizadas pela classe proletária. 

Desse modo, ele contém parte dessa história do trabalho moderno em São Paulo e dialoga diretamente com os atrativos sugeridos neste roteiro, todos impactados pela industrialização da cidade.

“Como museu histórico,  dedica-se  ao estudo específico da organização da sociedade brasileira, implementando três  linhas de pesquisa: Cotidiano e Sociedade; Universo do Trabalho e História do Imaginário.”

O Museu ao longo dos anos

A evolução do Museu com o tempo, desde sua inauguração, até a posterior reforma e reabertura com o bicentenário da independência em 2022.

Localização e como chegar

O Museu do Ipiranga fica localizado no Parque da Independência no bairro Ipiranga. A estação mais próxima ao local é a Ipiranga da linha 7-Rubi da CPTM, a cerca de 20 minutos andando do atrativo. Próximo ao Museu também há uma série de ônibus que a atendem as zonas sudeste e leste.

Onde comer perto do museu

Para completar a experiência de visitar o Ipiranga, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Magic Chicken: Avenida Nazaré, 320 

Museum Food Park: Avenida Nazaré, 186

Restaurante Tenda Árabe: Rua Vicente da Costa, 100

Seu Quintal Comedoria: Rua Costa Aguiar, 1261

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

Museu do Ipiranga – exposições:  https://museudoipiranga.org.br/exposicoes/

Conheça as exposições que você vai encontrar na reabertura do Museu do Ipiranga: https://jornal.usp.br/universidade/conheca-as-exposicoes-que-voce-vai-encontrar-na-reabertura-do-museu-do-ipiranga/

Referências

MAKINO, M. Museu do Ipiranga. Comunicação & Educação, [S. l.], n. 15, p. 103-108, 1999. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p103-108. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36869. Acesso em: 21 jun. 2023.