SESC

BELENZINHO

História

O Sesc Belenzinho foi inaugurado em 1998 no local em que ficava o antigo Moinho Santista, que fez parte da história do bairro, tendo sido inaugurado em 1934. A tecelagem se manteve em operação até a década de 80, quando foi desativado e abandonado até se tornar o Sesc. 

Em 2004 foi fechado para obras e reinaugurado em 2010, mantendo características da construção original ao mesmo tempo em que adaptava o espaço para novas atividades. O projeto da reforma foi criado pelo arquiteto Ricardo Chahin, que utilizou a estrutura original e revitalizou os cinco andares e subsolo do complexo.

O Sesc Belenzinho é um exemplo de como os espaços de uma antiga indústria podem ser reintegrados na sociedade fazendo parte da vida da população local e atribuindo sentido ao espaço.

Com área total construída de 50.000 m², a unidade é palco de diversas ações voltadas ao bem-estar, ao lazer, aos esportes, ao convívio e ao desenvolvimento cultural e social de toda a comunidade.”

Sesc Belenzinho através dos anos

Desde sua fundação em 1998, quando ainda não tinha sido reformado, até os dias atuais com a revitalização do espaço da antiga fábrica para sua ocupação verdadeira.

Localização e como chegar

O Sesc Belenzinho fica localizado na Rua Padre Adelino, 1000. O local fica a cerca de 7 minutos andando da estação Belém, na qual é possível ter acesso a linha 3-Vermelha do Metrô. 

Além disso, o Sesc Belenzinho também é de fácil acesso para ônibus, visto que na Avenida Alcântara Machado, a 5 minutos a pé do local, passam ônibus para a zona leste e nordeste. 

Na Rua Padre Adelino, onde fica localizado o Sesc Belenzinho, também circulam ônibus da zona norte, sudeste e leste. 

O horário de funcionamento do Sesc Belenzinho é de terça a sábado das 9h às 21h. Já nos domingos e feriados o local está aberto das 9h às 18h.

Atividades para realizar no Sesc

O Sesc Belenzinho disponibiliza uma série de serviços e atividades, algumas delas livres para todos os públicos e outras apenas para associados. Com diversos espaços recreativos como uma biblioteca, um ginásio, um teatro, assim como lanchonetes e piscinas que integram a comunidade. É possível encontrar todas as informações acerca da agenda e atividades do Sesc no site da instituição.

 

https://www.sescsp.org.br/unidades/belenzinho/

Atividades para realizar no Sesc

Onde comer perto do Sesc Belenzinho

Para completar a experiência de visitar o Belém, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

São José Lanchonete e Restaurante: Rua Serra da Bocaina, 419

Cozinha dos Ferrari: Rua Tobias Barreto, 1467

Bar e Restaurante Pizzaria IDEAL: Avenida Álvaro Ramos, 798

Restaurante Fontão: Rua Padre Adelino, 513

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

Referências

Lemos, Carmen Lia. Práticas de lazer em São Paulo: atividades gratuitas nos Sesc Pompéia e Belenzinho. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.

NOGUEIRA, Manuela. Sesc Belenzinho é reinaugurado com atrações gratuitas. VEJA SP, São Paulo, 26/11/2010. Disponível em: <https://vejasp.abril.com.br/cidades/sesc-belenzinho-reinauguracao>. Acesso em: 15 jun. 2023.