VILA

ECONOMIZADORA

História

A vila é um símbolo da industrialização e da transformação da cidade de São Paulo no século XX, no coração da cidade, na região central, bairro da Luz, próxima à estação. Foi construída durante os anos de 1908 até 1915 pela Sociedade Mútua Economizadora Paulista e pelo Empreiteiro Antonio Bocchini. 

O conjunto ocupava originalmente cinco ruas, composto por 147 construções, em grande parte residenciais. As casas que foram erguidas eram alugadas principalmente para imigrantes e trabalhadores, que muitas vezes não tinham condição de adquirir a casa própria. Em 1935, a vila foi comprada pelo presidente do grupo Santista e continuou tendo suas residências alugadas normalmente. 

A Vila Economizadora existe até os dias de hoje e é utilizada pela população da região, que habita o conjunto e faz um uso social destes espaços, que não estão abandonados. Contudo, o complexo ainda precisa de algumas reformas para manter o seu estado de conservação. 

“A Vila Economizadora é um exemplar que nos restou praticamente intacto, o que é motivo de orgulho para a cidade de São Paulo, pois nos permite valorizar um período importante da história da cidade durante a fase de industrialização.”

Vila Economizadora através dos anos

Como a vila se transformou desde sua criação no século XX até os dias atuais, com reformas e mudanças.

Localização e como chegar

A Vila Economizadora pode ser acessada através da Rua São Caetano, número 640 no bairro da Luz. O local fica a cerca de 15 minutos da estação da Luz, que dá acesso às linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 11-Coral e 13-Jade. A Vila também fica a essa distância da estação Tiradentes, que atende a linha 1-Azul. Ademais, na Rua São Caetano é possível pegar ônibus para a Zona Norte e Sudeste. 

Onde comer perto da Vila

Para completar a experiência de visitar a Luz, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Restaurantes

Imagem de uma pizza cortada

Restaurante e Pizzaria da Gruta: Rua São Caetano, 624

Restaurante Bom Baiano: Rua Paula Sousa, 467

Hamburgueria & Bar Miguelitus: Rua João Teodoro, 310

Esfiharia Effendi: Rua Dom Antônio de Melo, 77

Continue explorando nosso roteiro

Descubra mais sobre

UMA VILA COM 105 ANOS / VILA ECONOMIZADORA : https://www.youtube.com/watch?v=mffqwAerUyU

Cartilha de Orientação aos moradores para reforma, restauro e conservação: http://condephaat.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/vila_economizadora_cartilha_ultima_2013_05_29.pdf

 

Referências