VILA MARIA ZÉLIA

BELENZINHO

História

Inaugurada em 1917 pelo empresário Jorge Street, dono da Companhia Nacional de Tecidos de Juta, a Vila Maria Zélia foi construída para providenciar moradia para os operários desta indústria. É localizada em Belenzinho e é um exemplar da história da indústria na cidade de São Paulo.

O espaço incluia não só residências, como também duas escolas – uma para meninos e uma para meninas – uma igreja, uma farmácia, uma creche, um salão de baile, um campo de futebol, um consultório médico e um odontológico. 

Depois da falência de Jorge Street em 1919, a vila teve diversos donos, até a década de 70, quando parte do terreno foi comprada por uma indústria, que ampliou sua fábrica com a demolição de 18 casas e uma creche. Após isso, deixou de ser uma vila privativa e os moradores tiveram a oportunidade de comprar as residências.

Atualmente, a maior parte das casas foram reformadas e acabaram perdendo muitos dos elementos arquitetônicos originais. Já as escolas, estão completamente abandonadas e em mau estado de conservação. Contudo, a igreja é mantida pela paróquia local e opera até os dias de hoje, com missas e outras atividades religiosas.

“A Vila Maria Zélia é considerada um exemplar único de habitação operária do início do século XX, em São Paulo.”

Vila Maria Zélia ao longo dos anos

A evolução da Vila Maria Zélia ao longo dos anos, assim como sua transformação até os dias de hoje.

Localização e como chegar

A Vila fica localizada no bairro Belenzinho, a estação de trem mais próxima do local é a Belém, que atende a linha 3-Vermelha do metrô, a cerca de 25 minutos do local. Além disso, na rua Catumbi, a 5 minutos da Vila, circulam ônibus para a zona norte. Na Avenida Celso Garcia que fica a 13 minutos andando do bairro, há uma variedade maior de circulares para a zona norte, leste, sudeste e nordeste. 

Onde comer perto da Vila

Para completar a experiência de visitar o Belenzinho, também pode ser interessante aproveitar para comer na região. Assim, é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura do bairro ao mesmo tempo em que entende mais as influências do movimento operário e da imigração na região. 

Imagem de uma pizza cortada

Restaurante Nova Olinda: Rua Cachoeira, 129

Marchi S Restaurante: Rua Catumbi, 470

Restaurante Nova Trilha Grill: Rua João Boemer, 63 

Los Gringos – Bar & Restaurante: Rua Marcos Arruda, 828

Continue explorando nosso roteiro

Referências

MORANGUEIRO, Vanderlice de Souza.  Vila Maria Zélia: visões de uma vila operária em São Paulo. Tese (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.

SCIFONI, S. Tombamento e participação social: experiência da Vila Maria Zélia, São Paulo-SP. Revista CPC, [S. l.], n. 22, p. 176-192, 2017. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v0i22p176-192. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/121737. Acesso em: 13 mai. 2023